26 jun

5 vantagens do VoIP para empresas de logística e transportadoras

As empresas de logística e transportadoras desempenham uma série de funções essenciais para conectar produtores e consumidores incluindo o gerenciamento de transporte, estoque, frotas e armazenamento, o manuseio de materiais, o cumprimento de pedidos, o planejamento de oferta e demanda e ainda outros serviços de suporte. Diante de tantos desafios, é essencial que essas empresas contem com uma solução moderna e eficaz de comunicação como o VoIP.

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As comunicações ajudam as empresas de logística e transportadoras de todos os tamanhos a controlar os custos, reduzir os prazos de entrega e aumentar a produtividade e a eficiência. O VoIP melhora a logística e a distribuição, fornecendo comunicações de baixo custo na estrada e no escritório.

Confira, a seguir, 5 grandes vantagens do VoIP para empresas de logística e transportadoras.

5 benefícios que o VoIP traz para empresas de logística e transportadoras

1. Manipulação de chamadas recebidas

O contact center desempenha um papel importante no gerenciamento e distribuição de chamadas e informações entre as diferentes partes em uma operação de logística ou transporte.

Em um sistema VoIP, os agentes podem acessar os detalhes das ordens dos clientes juntamente com as informações de entrega mais recentes para poder responder as perguntas de forma rápida e eficiente. Se as instruções ou outros requisitos mudarem, os agentes podem encaminhar as informações da chamada para os departamentos apropriados apenas com o toque de um botão.

2. Gravação de chamadas

O recurso de gravação de chamadas VoIP fornece um registro de todas as chamadas recebidas e efetuadas. Isso ajuda os gerentes e supervisores a monitorar o cumprimento das instruções dos clientes e fornece provas em caso de problema ou disputa.

A integração de gravações de chamadas com um sistema de CRM garante que informações atualizadas estejam disponíveis para os agentes do contact center e outros funcionários que lidam com as consultas dos clientes.

3. Interligação de departamentos

Em empresas de logística e transportadoras, muitos departamentos diferentes são afetados pelas operações como pessoal de compras, vendas, atendimento ao cliente, armazenamento e transporte.

O contato eficiente é importante porque a logística requer altos níveis de coordenação. O VoIP facilita a conexão de departamentos e indivíduos em qualquer dispositivo fixo ou móvel e em qualquer local. Mesmo que as pessoas mais importantes estejam trabalhando fora de suas mesas, em casa ou em outros locais, o VoIP as mantém conectadas.

4. Comunicação com motoristas

A comunicação eficiente com os motoristas é fundamental para controlar os custos e oferecer uma ótima experiência ao cliente. Os condutores seguem rotas planejadas para minimizar as viagens e cumprir os horários de entrega e com o VoIP a comunicação fica muito mais fácil caso haja necessidade de alteração dessas rotas.

O VoIP fornece uma série de recursos úteis que suportam a comunicação com os motoristas. A solução pode ser implantada em smartphones ou tablets usando um aplicativo que permite que os supervisores e motoristas usem toda a gama de serviços VoIP como chamadas, mensagens e conferências.

5. Rastreamento de entregas

Oferecer a consumidores e clientes empresariais um serviço de rastreamento de entrega é um importante diferencial para as empresas de logística e transportadoras.

Os motoristas podem usar os serviços de mensagens VoIP para atualizar o sistema de rastreamento ao coletar mercadorias no centro de distribuição e fornecer ao cliente diversas estimativas de entrega à medida que se aproximam do destino.

Embora os motoristas não possam evitar os atrasos no tráfego e as mudanças de instruções, eles podem não estar utilizando as rotas mais eficientes ou podem demorar muito para concluir a entrega em determinados destinos. Assim, o VoIP também beneficia os supervisores que podem usar o sistema de rastreamento para monitorar a eficiência e a produtividade dos motoristas.

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