19 abr

A história dos sistemas PABX e sua evolução ao longo dos anos

O primeiro dos sistemas PABX foi desenvolvido por advogados na década de 1960 e exigia que um operador humano direcionasse manualmente as chamadas. As empresas contratavam seus próprios operadores, comprando ou alugando um pequeno número de linhas telefônicas e blocos de painéis, para que fosse possível utilizar um grande número de telefones sem pagar muito caro para os parâmetros da época.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

O fato permaneceu durante alguns anos: as ligações ainda exigiam um operador humano. As centrais telefônicas automatizadas foram usadas pelos serviços públicos por várias décadas, mas as empresas privadas hesitavam em usar essa tecnologia muitas vezes não confiável. Nos anos 1970, as centrais automáticas viam a adição de supercondutores, tornando-os mais rápidos e confiáveis.

Sem a necessidade de um operador humano, os sistemas PABX tornaram-se ainda mais acessíveis e populares. À medida que as empresas deixavam de usar os serviços públicos, descobriram mais benefícios oferecidos por seus novos sistemas, incluindo discagem de ramais, grupos de busca e encaminhamento de chamadas.

À medida que os computadores se desenvolviam, surgia uma atualização para o PABX: o sistema Time Division Multiplexing (TDM). Esse sistema, que ainda é o sistema telefônico mais usado pelas corporações nos dias de hoje, foi construído de forma muito parecida com um computador de mesa.

Ele foi projetado como um grande gabinete que abrigava um disco rígido, unidade central de processamento (CPU), memória de acesso aleatório (RAM) e sistema operacional. As empresas poderiam acrescentar músicas ou linhas telefônicas adicionais facilmente comprando novas placas para adicionar ao gabinete, que era menor do que os sistemas anteriores.

Leia também:

Infelizmente, esse novo sistema era um investimento caro. Para passar de analógico para digital, cada telefone precisava de uma substituição compatível com TDM. Essas placas de fácil inclusão estavam disponíveis apenas com 16 linhas, o que forçou as empresas a comprar mais linhas do que precisavam. Até que apareceu a internet e, com isso, um novo desenvolvimento para se juntar aos sistemas PABX e TDM.

O que são sistemas PABX IP?

Antes da Internet, todas as chamadas telefônicas passavam pela rede da companhia telefônica, o que exigia telefones analógicos em cada extremidade. Então, a partir da década de 1990, os desenvolvedores criaram a capacidade de canalizar chamadas pela rede de dados da Internet. Isso é conhecido como Voice over Internet Protocol (VoIP).

O VoIP funciona na seguinte sequência:

  1. Chamadas telefônicas analógicas são convertidas em sinais digitais.
  2. Os sinais digitais são traduzidos em pacotes do protocolo Internet (IP).
  3. Os pacotes IP são convertidos novamente em sinais de telefone e recebidos por um telefone na outra extremidade.

O VoIP faz convergir as redes de voz e dados: os usuários tinham acesso à Internet, chamadas telefônicas analógicas e chamadas telefônicas VoIP na mesma linha.

Este novo sistema foi revolucionário para muitas empresas, mas ainda assim foi um investimento. As empresas tiveram que mais uma vez substituir seus equipamentos e softwares, desta vez com sistemas IP e outro tipo de aparelho telefônico. Como era mais barato do que um sistema de PABX convencional, uma opção acessível apenas a grandes corporações, qualquer empresa poderia usar sistemas PABX IP.

A evolução da tecnologia VoIP

Como a internet continuou a se desenvolver, novas possibilidades surgiram. Em vez de restringir as chamadas para equipamentos IP PABX, os sistemas VoIP permitiam a comunicação entre computadores, telefones e telefones IP. Este novo sistema foi baseado na nuvem e hospedado por um provedor externo. Funcionou como uma aplicação, oferecendo múltiplos canais de comunicação. Os usuários podem bater papo por vídeo, compartilhar dados, enviar mensagens instantâneas e muito mais. Eles poderiam fazer isso de qualquer lugar, desde que tivessem em mãos um dispositivo conectado à internet.

O sistema VoIP também permitiu que as empresas integrassem sua comunicação com outros aplicativos. Agora, os vendedores podem rastrear chamadas em sistemas de CRM e usar anotações de conversas anteriores. A comunicação ficou conectada e as possibilidades infinitas.

Site TW Solutions

A história dos sistemas PABX e sua evolução ao longo dos anos
5 (100%) 1 voto

Posts Relacionados

Comentários

comentários