16 mar

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone

No post de hoje, vamos falar sobre alguns equipamentos que fazem parte do mundo VOIP, mas que nem todos conhecem. Você entenderá as diferenças entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone.

Aproveite para ler também: Conheça as 4 principais diferenças entre telefonia digital e analógica

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Vamos começar pelo ATA

ATA é a sigla para Adaptador para Telefone Analógico. Trata-se de um equipamento que serve para transformar a sinalização IP para um telefone analógico, ou seja, um telefone convencional em um telefone IP. Um telefone analógico, ao ser conectado a um ATA, pode conectar-se à Internet e realizar chamadas VOIP.

Um Adaptador para Telefone Analógico pode ter uma ou duas portas FXS ou FXO para a conexão de telefones convencionais e uma ou duas portas Ethernet para a conexão de rede. Acima de 2 portas, são denominados Gateways.

Um dispositivo ATA é ideal para quem quer contar com todos os recursos da telefonia digital sem precisar trocar seu aparelho telefônico.

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone

ATA

Gateway FXS e Gateway FXO

FXS e FXO são portas utilizadas por linhas analógicas de telefonia, também chamada de POTS (Sistema de Telefonia Tradicional).

FXS significa Foreign eXchange Subscriber. É uma interface que serve para fornecer sinal para telefones. FXO significa Foreign eXchange Office e serve para receber sinal de uma operadora STFC ou de uma central telefônica PABX. Em outras palavras, pode-se dizer que um Gateway FXO é a porta de entrada do sinal e um Gateway FXS é a porta de saída.

Um Gateway FXO serve para conectar linhas analógicas de telefonia a um sistema de telefonia digital. Ao mesmo tempo, é necessário um Gateway FXS para conectar as portas FXO (que geralmente estão conectadas a uma companhia telefonia) à Internet ou a um determinado sistema VOIP.

Se você possui linhas analógicas e deseja adaptá-las para tecnologia IP, existem 2 caminhos. O primeiro é usar um Gateway FXO e o segundo é fazer a portabilidade para um número digital.

Os Gateways FXS são comercializados com 4, 8, 16, 24, 32 ou 48 portas. São usualmente utilizados em empresas que desejam utilizar a estrutura analógica legada com a tecnologia IP, conectando os aparelhos telefônicos convencionais nos Gateways FXS.

Antes de continuar a leitura, confira nossos planos VoIP corporativos clicando aqui. Comece a economizar e dar um up da telefonia da sua empresa hoje mesmo!

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone

FXS/FXO

Telefone IP

Um telefone IP é um aparelho de telefonia diferente do analógico convencional, já que possibilita o uso da tecnologia VOIP (voz sobre IP) e todos os seus benefícios. De um modo geral, um telefone IP pode ajudar na redução de custos, na melhoria da colaboração e no aumento da produtividade, já que fornece uma série de recursos que não são encontrados em um telefone analógico.

Telefones IP conectam-se a comutadores que integram a voz e transformam-na em um protocolo IP. Determinados aparelhos também podem transmitir dados e imagens. Através desse recurso, é possível integrar completamente redes de dados e voz.

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone

Telefone IP

Softphone

Um softphone é um aplicativo multimídia que permite realizar chamadas VOIP diretamente de um PC, notebook, smartphone ou tablet. Ele trabalha associado à tecnologia VOIP, transformando o eletrônico em um telefone multimídia capaz de transmitir e receber voz, dados e imagem através da Internet.

Em um softphone, você pode realizar chamadas para telefones convencionais, telefones digitais ou telefones celulares. As tarifas geralmente são bem reduzidas e ligações “Softphone-Softphone” não tem custo algum, ou seja, quando você liga de um softphone para outro, não paga nada por isso. Esse é o tipo de chamada VOIP mais popular atualmente.

Leia também:

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone

Softphone

Conclusão

Agora que você já conhece alguns equipamentos do mundo VOIP, por que não entra em contato com a TW Solutions e solicita um orçamento sem compromisso? Temos planos VOIP sob medida para atender as necessidades de sua empresa. A hora de mudar – e economizar – é agora. Não perca mais tempo!

Fale com nossos consultores preenchendo o formulário dessa página ou solicitando uma ligação. Em breve entraremos em contato!

Site TW Solutions

Diferença entre ATA, Gateway FXS, Gateway FXO, Telefone IP e Softphone
5 (100%) 1 voto

Posts Relacionados

Comentários

comentários

O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal, Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.