17 jul

Relatórios de atendimento e processos automatizados para sua equipe de vendas

Embora não seja nossa intenção estabelecer um ranking dos diferentes departamentos que compõem uma empresa, parece pouco questionável que a equipe de vendas merece especial atenção devido à sua relevância para o sucesso e o crescimento contínuo de uma organização.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Nesse contexto, a possibilidade de contar com processos automatizados e relatórios de atendimento é imprescindível para dotar a sua equipe de vendas dos recursos necessários para introduzir seus produtos no mercado e, assim, alavancar a rentabilidade do seu negócio.

O que analisar?

As soluções da TW Solutions facilitam o gerenciamento de suas vendas e disponibilizam um módulo de Call Center que oferece dados valiosos sobre o andamento das vendas e a performance dos operadores, além de indicadores de atendimento precisos.

Em certas ocasiões, porém, a grande quantidade de informação (inclusive, em tempo real) pode sobrecarregar um gestor com pouca experiência na análise de indicadores de atendimento. Por isso, uma das dúvidas mais comuns refere-se à definição de quais dados devem ser analisados.

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Qual é a importância dos relatórios de atendimento para a equipe de vendas?

Os relatórios de atendimento não servem, apenas, para registrar o desempenho da equipe de vendas à luz dos resultados obtidos. Tal análise, de fato, realmente seria de pouca utilidade para a sua empresa.

Na prática, os relatórios permitem a visualização de indicadores que podem ser utilizados para analisar as técnicas e processos empregados, bem como para obter um maior controle.

Assim, ao analisar uma série de indicadores-chave ajustados às suas necessidades e estratégias, você terá informações reais para fundamentar a tomada de decisões voltadas a qualificar o processo de vendas, detectando eventuais falhas e mensurando corretamente a performance da sua equipe de vendas.

Quais são os principais indicadores de atendimento para a equipe de vendas?

A despeito do fato de existirem dezenas de indicadores, apresentamos, a seguir, alguns dos mais importantes para garantir a qualidade do trabalho de uma equipe de vendas. Confira.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um excelente indicador para determinar a porcentagem das vendas realizadas em relação à quantidade de contatos ou chamadas aberta, podendo indicar tanto a performance individual (por colaborador) quanto a coletiva (toda a equipe de vendas).

Um determinado membro da equipe de vendas pode aportar um faturamento total muito alto e ter uma taxa de conversão baixa, enquanto outro apresente uma taxa de conversão elevada com pouco faturamento a cada mês.

A taxa de conversão, entre outras coisas, serve justamente para que você consiga obter o melhor de cada um, estudando seus processos e estabelecendo sinergias entre eles, a fim de multiplicar consideravelmente as vendas.

Itens por venda

Intimamente ligado ao exemplo anterior, a localização dos processos de vendas com os quais os seus operadores podem vender um maior número de itens por venda permitirá que você otimize esses processos, implementando otimizações pontuais para obter o máximo de lucratividade.

Vendas diárias

Calcular as vendas acumuladas e sua evolução durante determinados períodos contribui para o estabelecimento de diretrizes sazonais e a identificação de elementos relevantes (como os horários de pico de vendas) para melhorar, objetivamente, a atuação da sua equipe de vendas.

Retenção de clientes

Um indicador relevante e necessário em qualquer relatório de atendimento, a retenção de clientes informa sobre o acompanhamento que a equipe de vendas faz sobre o cliente e como isso se traduz em novos contatos ou vendas.

A solução ideal para a sua equipe de vendas!

Para finalizar, convém ressaltar que o acompanhamento desses indicadores, a geração de relatórios de atendimento e a automação de processos são soluções que não estão ao alcance, apenas, de grandes corporações.

Além de projetar sistemas de gerenciamento, a TW Solutions disponibiliza esses recursos junto a uma avançada solução de PABX Virtual totalmente personalizada e adaptada às especificidades e infraestrutura atual do seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

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