18 mar

Evolução dos sistemas PABX: do tradicional ao moderno PABX Virtual

Os PABX, sistemas que centralizam a gestão de ligações telefônicas, já foram assunto de vários textos, principalmente o PABX Virtual. Para chegar até a tecnologia atual dos PABX Virtualizados, muitos outros sistemas foram desenvolvidos desde os primeiros equipamentos analógicos que faziam o papel de centrais telefônicas. Nesse artigo, vamos falar um pouco dos diversos tipos de PABX e suas diferenças. Assim, poderemos entender melhor como foi o caminho até chegarmos ao moderno PABX Virtual.

1

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Tipos de PABX

Os sistemas PABX evoluíram à medida que a microeletrônica e o desenvolvimento de softwares e linguagens de programação mais sofisticadas foram sendo desenvolvidos. Podemos classificar os PABX em cinco tipos principais: Analógico, Digital, Híbrido, VoIP e, por fim, Virtual.

Nos próximos parágrafos vamos conhecer melhor as diferenças entre essas famílias tecnológicas e as vantagens dos sistemas mais atuais de telefonia VoIP e PABX Virtual.

PABX Modelo Analógico

Foram os primeiros equipamentos desenvolvidos para serem utilizados como centrais telefônicas e fazerem a gestão das ligações telefônicas sem intervenção humana direta. Sua principal característica é o fato de serem inteiramente construídos com componentes e tecnologia de projetos eletrônicos analógicos. A tecnologia analógica apresenta uma série de desvantagens em relação à digital, e com o avanço dos novos modelos essa tecnologia tem perdido muito espaço.

PABX Modelo Digital

Com a diminuição dos custos dos componentes digitais, foi possível o desenvolvimento e fabricação de sistemas PABX completamente digitais, ou seja, construídos com componentes de eletrônica de digital e não analógica. São mais robustos que seus rivais analógicos, mas os primeiros modelos eram baseados nas redes de telefonia tradicionais e não utilizavam a rede de internet.

Modelos Híbridos

As centrais PABX híbridas são centrais eletrônicas que utilizam tanto a tecnologia analógica quanto a tecnologia digital, tentando otimizar o circuito eletrônico para as funções em que cada tecnologia é mais eficiente. Alguns modelos possuem a tecnologia VoIP implementada, possibilitando baratear significativamente o custo das chamadas.

PABX VoIP

Também conhecido como PABX IP, é um sistema que utiliza o protocolo IP para fazer o gerenciamento das ligações. Pode ser utilizado com outras tecnologias por meio de placas adaptadoras. Esses equipamentos necessitam de uma rede de computadores que utilizam o protocolo IP ou de uma operadora VoIP. Seu funcionamento é muito parecido com o de um servidor que gerencia permissões de usuários.

2

PABX Virtual

O mais atual e sofisticado. O PABX Virtual consiste em um software que funciona como uma central virtual que realiza todas as tarefas que os antigos equipamentos físicos (analógico ou digital) realizavam. Por ser uma central virtual, pode ser instalado em qualquer terminal ou equipamento que possua acesso à internet. Essa possibilidade traz inúmeras vantagens como a possibilidade de gerenciamento e trabalho remoto, escalabilidade por meio de licenças de software, custo zero com manutenção de equipamentos específicos e baixo custo de implantação.

Por ser baseado na utilização da internet, uma central de PABX Virtual depende de uma conexão segura e rápida e apresenta os melhores custos e vantagens competitivas.

Considerações finais

Vimos que os antigos equipamentos analógicos e híbridos que demandavam alto custo de instalação e de manutenção evoluíram até os modelos que funcionam sobre o protocolo IP, lançando mão da flexibilidade da internet, e também aos modelos virtuais, que permitem a transformação de qualquer estação de computador com acesso à internet em uma central PABX.

Cada tecnologia teve a sua época de ouro e hoje pode-se encontrar empresas que trabalham com diferentes modelos, sendo necessário uma boa capacidade de integração com tecnologias passadas. O PABX Virtual tem sido a opção mais indicada para a maioria dos casos, mas ainda assim é importante ter em vista que outros tipos de tecnologia ainda estão na ativa.

Conheça os planos PABX Virtual da TW Solutions e faça sua migração.

Site TW Solutions

Evolução dos sistemas PABX: do tradicional ao moderno PABX Virtual
5 (100%) 1 voto

Posts Relacionados

Comentários

comentários