10 ago

Largura de banda para VoIP: descubra se você tem o suficiente

Antes de migrar para a tecnologia de telefonia digital, algo que deve ser avaliado é se você tem o suficiente em termos de largura de banda para VoIP. Muitas pessoas tem essa dúvida e, por isso, resolvemos criar esse artigo hoje para esclarecer as principais questões a esse respeito. Se você também quer descobrir se possui uma adequada largura de banda para VoIP, continue conosco!

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Um dos principais fatores que concedem à telefonia convencional uma pequena vantagem sobre a tecnologia VoIP é a qualidade de voz. Ao mesmo tempo, um dos principais fatores que afetam a qualidade de voz na telefonia digital é a largura de banda, como nós já mencionamos no seguinte artigo:

Quais aspectos afetam a qualidade das ligações VoIP?

Será que você tem o suficiente em largura de banda para VoIP?

Essa questão é muito importante se você quer obter uma boa qualidade nas chamadas, mas também é importante para aqueles que utilizam planos de dados móveis. Se você é uma dessas pessoas, provavelmente quer saber quanto uma chamada VoIP gasta do seu plano de dados móveis.

Normalmente, 90 kbps são o suficiente para uma boa qualidade VoIP – desde que, evidentemente, você se preocupe também com os outros fatores que mencionamos no artigo anterior.

Caso você seja um usuário residencial, qualquer coisa acima de 90 kbps deverá funcionar bem. Por outro lado, caso você seja um usuário empresarial, alguns cuidados devem ser tomados.

A largura de banda para VoIP em uma empresa funciona de forma diferente. Pode ser necessário que os administradores configurem o hardware VoIP de acordo com a quantidade de usuários, diminuindo ou aumentando as configurações de qualidade de acordo com a largura de banda real disponível por colaborador.

Os valores típicos são 90, 60 e 30 kbps, cada um resultando em uma qualidade de voz diferente.

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Como ajustar as configurações de largura de banda para VoIP?

O que faz com que as definições de largura de banda se tornem ajustáveis são os codecs, que são segmentos de programa (algoritmos) que estão presentes no equipamento VoIP para comprimir dados de voz. Os codecs de VoIP que oferecem melhor qualidade exigem mais largura de banda.

Por exemplo, o G.711, um dos codecs de melhor qualidade que existem, requer 87.2 kbps, enquanto o codec iLBC, de qualidade inferior, requer apenas 27.7 kbps. Outro exemplo é o codec G.726-32, que requer 55.2 kbps, algo intermediário entre os dois que acabamos de citar.

Para saber o quanto de banda você realmente tem e poder trabalhar com as melhores configurações de acordo com suas necessidades VoIP, você pode usar os muitos testes online de velocidade disponíveis gratuitamente. Veja alguns exemplos:

É importante ressaltar que a quantidade de largura de banda necessária e a quantidade de dados transferidos durante as chamadas dependem do aplicativo ou serviço utilizado. Como exemplo, vamos citar dois serviços VoIP populares: o Skype e o WhatsApp.

O Skype consome uma grande quantidade de dados pois oferece vídeo e áudio em alta definição. Já o WhatsApp consome muito menos pois oferece menor qualidade nos dois serviços.

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