18 mar

O que é VoIP e por que a telefonia VoIP é um diferencial competitivo?

Que tal conhecer razões para aposentar de vez os aparelhos convencionais e adotar um telefone VoIP ou um Softphone? No artigo de hoje, vamos mostrar a você o que é VoIP e por que a telefonia VoIP, também chamada de telefonia digital, pode ser um diferencial competitivo para sua empresa.

1

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

O que é VoIP?

A rede mundial de computadores é atualmente uma estrutura amplamente disseminada e de custo acessível. Você concorda?

Pois bem, não é apenas você que concorda. Uma gama cada vez maior de empresas ao redor do mundo está migrando parte de seus serviços para a infraestrutura da net e utilizando o seu protocolo IP. O VoIP, ou telefonia VoIP, sigla em inglês para Voice over Internet Protocol, faz parte dessa tendência de migração da infraestrutura de telecomunicações convencional, em geral mais cara, para a utilização da Internet e todas as possibilidades que a implementação de serviços na nuvem oferece.

A telefonia VoIP, também chamada de telefonia em nuvem ou digital, consiste na realização de chamadas telefônicas por meio do protocolo IP. Em razão da facilidade de troca de dados, robustez cada vez maior e custo competitivo, cada vez mais as redes telefônicas corporativas tradicionais tem sido substituídas por sistemas VoIP.

Como funciona e por que usar redes VoIP?

Existem três opções para sua empresa começar a utilizar a telefonia VoIP:

  • Comprar telefones IP que nada mais são do que telefones que utilizam uma entrada RJ45 para se conectar à Internet. Esses telefones oferecem mais recursos do que os telefones convencionais e em geral são um pouco mais caros, mas compensam pelo aumento de produtividade que fornecem.
  • Manter os telefones tradicionais e comprar os chamados ATA – Adaptadores de Telefone Analógico. Esses adaptadores fazem a conversão de sinais analógicos do telefone convencional em sinais digitais, permitindo a sua conexão a uma rede de telefonia VoIP.
  • Utilizar Softphones, que são softwares que simulam o funcionamento dos telefones físicos, dispensando a utilização dos aparelhos físicos. Inclusive, há opções gratuitas de softphones no mercado. Esses softwares tem se tornado cada vez mais sofisticados e confiáveis e já são a forma de comunicação mais utilizada na telefonia VoIP.

Startup Stock Photos

A utilização de softwares no lugar de aparelhos físicos é uma tendência, no entanto, as outras opções também oferecem muitos benefícios da telefonia VoIP.

Os recursos oferecidos por redes VoIP também são um grande diferencial em relação às redes convencionais. A utilização de pacotes de dados digitais possibilita o envio e recebimento não apenas de voz, mas também de texto e vídeo em diferentes formatos. Dentre os recursos disponíveis em um serviço de telefonia digital, podemos citar os seguintes:

  • Videoconferência
  • Transferência de chamadas
  • Atendimento eletrônico (URA)
  • Caixa postal
  • Grupos de ramais
  • Filas de espera
  • Gravação de chamadas

Considerações finais

As possibilidades de recursos oferecidos, em conjunto com a significativa redução de custos, que pode chegar a até 70% em comparação às redes convencionais, são os grandes diferenciais competitivos dessa tecnologia.

Se ser competitivo é importante para o seu negócio, avalie agora mesmo os planos de telefonia VoIP da TW Solutions e prepare a migração para um sistema mais econômico e com melhores recursos. O futuro é hoje!

Site TW Solutions

O que é VoIP e por que a telefonia VoIP é um diferencial competitivo?
5 (100%) 1 voto

Posts Relacionados

Comentários

comentários