28 out

Segurança VoIP: melhores práticas para manter seu ambiente VoIP seguro

Por ser baseado na Internet, o VoIP é um sistema que oferece uma série de recursos por preços bastante atraentes, mas como tudo presente na rede, está suscetível a vulnerabilidades que não estão presentes nas linhas telefônicas tradicionais. Preocupar-se com a segurança VoIP é essencial para usufruir dos benefícios da tecnologia e manter seu ambiente livre de problemas e ameaças.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Vulnerabilidades de um ambiente VoIP

Uma linha VoIP pode sofrer os mesmos tipos de ataque que uma conexão web ou um e-mail, por exemplo. Embora os criminosos estejam sempre aperfeiçoando suas ameaças e ataques, é fácil se proteger e manter a segurança VoIP em dia, mas antes vamos conhecer algumas das vulnerabilidades da tecnologia.

Spam

Sim, existem spam no VoIP também. Nesse cenário, ele é chamado de spit (spam over Internet Telephony”.

Interrupção do serviço

Ataques sérios na rede como vírus e worms pode acabar interrompendo momentaneamente o serviço VoIP ou tirando-o do ar por mais tempo.

Perda de privacidade

Quando o tráfego VoIP não for criptografado, intrusos podem escutar as conversas.

Phising de voz

O problema não é exclusividade das linhas VoIP. Ocorre quando um criminoso entra em contato com você através de uma linha VoIP com a intenção de enganá-lo, convencendo-o a fornecer dados pessoais como números de cartões e contas bancárias.

Invasões

Se a segurança VoIP da sua rede não estiver em dia, hackers poderão invadi-la e utilizar sua conexão para fazer chamadas. Uma vez dentro de sua rede local, os criminosos podem descobrir informações confidenciais armazenadas em seu computador.

Práticas para manter sua segurança VoIP em dia

Para manter a segurança VoIP em dia e poder usufruir de todos os benefícios da solução, adote as seguintes práticas.

Firewall

Utilize um firewall específico para uma rede VoIP. Ele poderá identificar padrões de chamada que pareçam fora do comum, além de monitorar a rede buscando por sinais de invasões ou ataques.

Antivírus

Mantenha seu antivírus sempre ativado e atualizado em todos os dispositivos utilizados para realizar chamadas VoIP.

Autenticação e criptografia

Outra medida importante para manter seu ambiente VoIP seguro é ativando os recursos de autenticação e criptografia do seu sistema. Assim, pessoas não autorizadas ficarão longe de sua rede, garantindo privacidade em todas as chamadas.

Equipamento seguro

Na hora de comprar seu equipamento VoIP, escolha aquele que utilize padrões atuais de segurança sem fio (wireless) como, por exemplo, WPA, WPA2 e IEEE 802.11i. A segurança WEP deve ser evitada por tratar-se de uma tecnologia antiga e, portanto, mais vulnerável.

Conexões separadas

Se for possível, tenha duas conexões de Internet, uma para utilizar a linha VoIP e outra para navegar na Internet. Assim, as ameaças comuns vindas da rede de dados ficarão mais longe da sua linha VoIP. Essa prática é recomendada para empresas que possuem um grande volume de chamadas.

Considerações finais

Graças à expansão da Internet banda larga, hoje, o VoIP é uma solução possível em praticamente todos os lugares do mundo. Por ter baixo custo e excelentes recursos, tem sido cada vez mais a escolha principal da maioria das empresas.

Apesar de apresentar riscos por utilizar a Internet, a segurança VoIP pode ser mantida com práticas simples. Siga as orientações desse tópico e sua rede estará sempre segura.

Site TW Solutions

Segurança VoIP: melhores práticas para manter seu ambiente VoIP seguro
Avalie esse conteúdo!

Posts Relacionados

Comentários

comentários