18 mar

Softphones para Linux: economize duas vezes na escolha dos sistemas

Os Softphones são uma opção interessante para se reduzir os custos com equipamentos de telefonia. Quando usados em conjuntos com plataformas de software livre, como sistema operacional Linux, a sua empresa pode otimizar mais ainda os custos associados à estrutura de comunicação e licenças de software. Nesse artigo, apresentamos os principais Softphones para Linux para ajudá-lo na escolha. Confira!

Softphones para Linux: economize duas vezes na escolha dos sistemas

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

VoIP, Linux e os custos da sua empresa

Com o surgimento da tecnologia VoIPVoice over IP, ou em bom português, voz sobre IP, os custos associadas à estrutura de telefonia e comunicação das empresas passou a ter uma nova perspectiva. Com o VoIP é possível utilizar a rede de internet para realizar e gerenciar as chamadas telefônicas da empresa, barateando consideravelmente o custo das ligações.

Um outro aliado à redução de custos surgiu com a criação dos Softphones para Linux e Windows, softwares que simulam um aparelho telefônico e permitem ter acesso a todos os recursos de um telefone IP ou tradicional por meio apenas de um terminal de computador com acesso à internet e um headset e microfone adequados.

Leia também: Top 5 softphones gratuitos mais utilizados

Nesse sentido, uma forma de potencializar ainda mais a redução de custos, principalmente em uma micro ou pequena empresa, é a utilização de plataformas de software livre em conjunto com os Softphones e centrais telefônicas virtuais, como as PABX Virtuais. O sistema operacional Linux é o mais conhecido sistema operacional que não exige licença paga para sua instalação e operação. Dentre as suas várias distribuições, as empresas podem escolher a que melhor atende aos seus objetivos.

Softphones para Linux: economize duas vezes na escolha dos sistemas

Economizar no sistema operacional utilizado e no sistema de telefonia por meio da tecnologia VoIP e dos Softphones para Linux é uma ótima maneira de potencializar a competitividade das pequenas empresas que, em geral, ainda não tem fôlego para arcar com altos custos de licenças de software e infraestrutura de telecomunicações cara.

Aproveite para conferir os seguintes artigos:

Desenvolvedores de Softphones e suas opções para Linux

Dentre os principais desenvolvedores de Softphones, temos as seguintes empresas:

  • Zoiper
  • Counterpath
  • VoIPSwitch
  • Media5
  • 3cX

Esses desenvolvedores disponibilizam os seus softphones para diversos sistemas operacionais e também para dispositivos móveis. Todos eles possuem versões para Windows e a maioria também para MAC, iOS e Android. Dessas 5 empresas mais conhecidas, apenas a Zoiper possui um softphone para Linux disponível em sua página para download.

Vamos indicar algumas opções de softphones que podem ser usados em ambiente Linux e ajudar sua empresa a reduzir ainda mais seus custos ao migrar para a telefonia VoIP.

Opções de Softphones para Linux

Zoiper3 para Linux

Como dito acima, a Zoiper é um tradicional desenvolvedor de softphones e soluções VoIP. Seu aplicativo, o Zoiper3, está disponível também para plataformas Linux, sendo um dos Softphones para Linux mais utilizados atualmente. Possui uma opção gratuita do aplicativo com as funcionalidades básicas. Caso o usuário deseje recursos adicionais deve optar por uma das opções pagas. Veja as opções aqui.

Ekiga

O Ekiga, também conhecido por GnomeMeeting, é um aplicativo para Linux gratuito que funciona como Softphone, Video-conferencing e Messenger. Possui ótima qualidade de vídeo e áudio e também está disponível para Windows. Foi desenvolvido inicialmente para a distribuição Gnome. Esse softphone está disponível nesse site.

Linphone

Também gratuito, possui qualidade HD e uma boa assistência técnica. Também disponível para MAC e Windows. Há relatos na internet de que esse aplicativo já apresentou problemas para as chamadas em vídeo, mas ainda assim é considerado uma boa opção. Está disponível no site oficial da empresa que pode ser acessado aqui.

Yate

O Yate é outra opção gratuita para Linux. É um instant messenger e Softphone com boas funcionalidades e pode ser usado inclusive para chamadas com Google Talk e Facebook.  A interface do Softphone é enxuta e simples. Uma boa opção para empresas que prezam pela simplicidade e aplicações intuitivas. Seu download pode ser feito aqui.

SFLphone

Por fim, o SFLphone, atualmente com o nome de Ring, possui as funcionalidades básicas principais de um bom Softphone. Tal como o Yate, é simples e intuitivo, sendo esse um dos objetivos expressos pela empresa desenvolvedora em seu site oficial. Também está disponível para Windows e Mac. Pode ser baixado aqui.

Softphones para Linux: economize duas vezes na escolha dos sistemas

Considerações finais

Os Softphones e a tecnologia VoIP são uma importante solução para a redução de custos da estrutura de comunicação de uma empresa. Micro e pequenas empresas comumente utilizam softwares livre e distribuições Linux para reduzir os custos com licenças de software. Assim sendo, a adoção de Softphones para Linux permite juntar essas duas soluções e otimizar mais ainda estrutura de custos da empresa.

Agora que você conheceu as principais opções de Softphones para Linux nesse artigo, esperamos que você faça uma boa escolha. Não hesite em entrar em contato com a equipe comercial da TW Solutions para contratar o melhor Plano VoIP para sua empresa!

Site TW Solutions

Softphones para Linux: economize duas vezes na escolha dos sistemas
5 (100%) 1 voto

Posts Relacionados

Comentários

comentários

O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal, Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.