20 mar

Tutorial completo para implementar uma central de telefonia IP

Se você está procurando um tutorial de como implementar uma central de telefonia IP, é provável que já conheça todos os benefícios que a tecnologia oferece. Também chamada de telefonia VoIP, a telefonia IP traz diferenciais e vantagens para empresas de pequeno, médio e grande porte. Um dos principais benefícios é a redução de custos que pode chegar a até 90%, mas aumento na produtividade, comunicação remota facilitada e alto grau de escalabilidade também são recursos que merecem destaque.

v1

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Para ajudar na tarefa de implementar uma central de telefonia IP, fizemos um tutorial completo e simplificado com os 5 principais passos que você precisa dar a fim de levar a tecnologia VoIP para dentro de sua empresa.

Tutorial completo e simplificado para implementar uma central de telefonia IP em sua empresa

Módulo 1: avaliando sua rede1

É impossível implementar uma central de telefonia IP em sua empresa sem avaliar um aspecto que pode determinar o sucesso ou o fracasso da implementação: sua rede.

A Internet é o meio de transporte dos dados na tecnologia VoIP. Em outras palavras, os sinais analógicos de voz serão convertidos em sinais digitais e recebidos e enviados por meio da Internet. Uma implementação bem-sucedida depende muito de uma boa análise da sua rede.

Ter uma boa largura de banda é essencial para que haja qualidade nas ligações VoIP. Sugerimos a contratação do link dedicado da TW Solutions que irá trabalhar em conjunto com seu VoIP e oferecer muito mais velocidade e desempenho.

Módulo 2: criando mapas de serviço de rede2

O segundo passo para que você possa implementar uma central de telefonia IP em sua empresa consiste em criar mapas de serviço de rede, definindo os níveis de serviço a serem utilizados. Somente assim você será capaz de identificar falhas e gargalos de rede e, assim, trabalhar em busca de uma ampliação que resista ao aumento de tráfego.

v2

Módulo 3: escolhendo o dispositivo3

Depois de avaliar e criar um mapa de serviço de rede, você deverá escolher o dispositivo VoIP que melhor atenda suas necessidades e caiba no seu orçamento. Basicamente, você terá que escolher entre:

Softphones: aplicativos que simulam um telefone convencional e podem ser instalados em computadores, smartphones e tablets. A grande vantagem é que seu único investimento será na contratação de um plano VoIP (veja mais no próximo módulo), já que existem softphones gratuitos que você pode utilizar como preferir.

ATAs: Adaptadores de Telefones Analógicos, ou ATAs, são equipamentos que você conecta ao seu telefone de mesa convencional. Eles transformam o sinal analógico em digital e, assim, você usufrui da tecnologia VoIP sem a necessidade de investir em equipamentos mais robustos.

Telefones IP: essa é solução perfeita para quem preza pela qualidade e está trabalhando com um orçamento maior. Telefones IP recebem diretamente o sinal digital da operadora contratada e fornecem uma série de recursos que otimizam as rotinas de trabalho.

Módulo 4: contratando a melhor operadora VoIP4

Você só conseguirá implementar uma central de telefonia IP em sua empresa depois de contratar uma operadora VoIP. Essa operadora será a responsável por enviar os sinais digitais onde você estiver. A melhor operadora VoIP do Brasil é a TW Solutions, que oferece planos robustos e sob medida para que você economize ainda mais.

Antes de contratar um de nossos planos, você pode solicitar uma conta gratuita e testá-la por 30 dias sem compromisso. Simples assim: se você gostar, continua conosco; se não gostar, não precisará pagar absolutamente nada. Sua conta gratuita pode ser solicitada aqui.

Módulo 5: fazendo monitoramentos constantes5

Depois de implementar uma central de telefonia IP, é necessário manter um monitoramento constante para que ajustes possam ser feitos, afinal, uma rede não é estática e deve ser analisada em busca de instabilidades e comportamentos prejudiciais.

Considerações finais

Implementar uma central de telefonia IP é uma tarefa simples, mas você deve ficar muito atento especialmente na hora de contratar a operadora. Contratar um dos planos da TW Solutions irá ajudá-lo a economizar até 90% todos os meses e melhorar o desenvolvimento da sua organização. Migre hoje mesmo para a melhor telefonia digital do Brasil!

Site TW Solutions

Tutorial completo para implementar uma central de telefonia IP
5 (100%) 1 voto

Comentários

comentários

O texto acima é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal, Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.