26 nov

Veja como a WebRTC vai transformar o futuro da telefonia VoIP

O mundo da tecnologia está em constantes mudanças. As tecnologias da web evoluem à medida que novas iterações são criadas. As mensagens móveis, por exemplo, começaram com o SMS e depois evoluíram para o MMS. Hoje, as mensagens móveis continuam a se transformar com a popularidade de aplicativos de mensagens como WhatsApp e Facebook Messenger.

No campo das comunicações comerciais, a telefonia VoIP também deverá passar por excelentes transformações graças ao desenvolvimento da API WebRTC.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a TW Solutions e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

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O que é WebRTC?

Ao contrário do que você possa imaginar, WebRTC (Web Real-Time Communications ou Comunicações via Web em Tempo Real) não é um novo método VoIP ou uma tecnologia concorrente.

WebRTC é uma API que está sendo desenvolvida pela World Wide Web Consortium (W3C) e que pode ser vista como uma extensão do VoIP. O objetivo é permitir que os usuários façam chamadas de voz ou vídeo e compartilhem arquivos diretamente através de um navegador da web sem a necessidade do uso de plugins complicados.

Atualmente, a API é suportada por quatro navegadores: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Maxthon Cloud Browser.

Como a WebRTC facilita a evolução da telefonia VoIP?

A WebRTC foi inicialmente vista como uma tecnologia concorrente ao VoIP, mas esse realmente não é caso.

O que acontece, na realidade, é que a API WebRTC expande os limites e incentiva uma adoção mais generalizada da tecnologia VoIP.

Veja como a telefonia digital poderá respirar novos ares com a WebRTC.

Acessibilidade

A tecnologia VoIP já é bastante acessível graças ao uso de softphones, mas pode se tornar ainda mais com a ajuda da WebRTC, já que os desenvolvedores poderão incluir funcionalidades VoIP em sites e portais. Será possível que os usuários façam uma chamada, iniciem um bate-papo por vídeo ou enviem arquivos diretamente do navegador sem precisar instalar softwares ou plug-ins.

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Configuração descomplicada

Embora a configuração de um sistema de telefonia VoIP seja relativamente rápida e barata em comparação a uma linha de telefone convencional, ela poderá se tornar ainda mais simplificada com a ajuda da WebRTC, uma tecnologia baseada em navegadores onde não há a necessidade de comprar equipamentos de telefone VoIP adicionais.

Comunicação mais rápida com os clientes

Ao incorporar chamadas de voz ou vídeo no site da sua empresa, os clientes terão à sua disposição uma maneira mais conveniente e muito mais rápida de entrar em contato.

Melhor qualidade nas chamadas

A WebRTC usa uma variedade de codecs de áudio (como Opus, iLBC, VP8 e iSAC) que permitem que os usuários se comuniquem com um som rico e natural. Na tecnologia, também estão presentes componentes de cancelamento de eco acústico (AEC), redução e supressão de ruído para eliminar barreiras técnicas em chamadas VoIP, tornando a experiência ainda melhor.

Garantia de comunicações seguras em tempo real

As chamadas VoIP realizadas por meio de navegadores que suportam a tecnologia WebRTC são totalmente seguras. A API usa padrões de criptografia de áudio e vídeo (como Datagram Transport Layer Security (DTLS) e Secure Real-Time Protocol) que garantem que as chamadas não possam ser ouvidas ou registradas por terceiros.

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