O que é VoIP e como ele pode melhorar o desempenho da sua equipe de vendas

A resposta curta para a pergunta “O que é VoIP?” é a seguinte: uma das tecnologias mais recentes e populares no mundo dos negócios. As empresas estão atualizando para sistemas VoIP a passos largos e talvez você esteja se perguntando por qual motivo. Na realidade, existem vários. Entenda mais detalhadamente o que é VoIP nos próximos parágrafos e, depois, veja como a tecnologia pode melhorar o desempenho da sua equipe de vendas.

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O que é VoIP?

Primeiramente, o VoIP não é uma única peça de software ou hardware. O VoIP é um conjunto de protocolos, padrões e serviços que podem ajudar a melhorar sua comunicação empresarial.

Na tecnologia convencional, as chamadas de voz são transportadas através de fios de cobre. A rede de cobre é chamada de PSTN ou POTS (Plain Old Telephone System) e nos serviu bem por mais de cem anos. No entanto, esse modelo analógico está se tornando obsoleto e perdendo espaço em um mundo cada vez mais tecnológico onde as pessoas preferem se comunicar por e-mails, mensagens instantâneas, mensagens de texto e vídeo.

É aí que entra o VoIP. A tecnologia permite realizar e receber chamadas pela Internet, eliminando totalmente a estrutura antiga de fios de cobre. O VoIP, portanto, é muito mais moderno do que a telefonia analógica convencional e pode trazer uma série de benefícios para sua empresa.

Veja como o VoIP pode ajudar sua equipe de vendas

O VoIP traz vantagens para todos os setores de uma empresa, seja o grupo de atendimento ao cliente, equipes internas de projetos ou o departamento de vendas. Todos os usuários e funcionários empresariais dependem de chamadas telefônicas até certo ponto. Alguns podem usá-las mais do que outros, mas a voz em si é crucial para uma empresa.

Agora que você já sabe o que é VoIP, vamos ver como a tecnologia pode melhorar o desempenho da sua equipe de vendas de três maneiras.

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1. Flexibilidade de localização

Uma das maiores desvantagens da telefonia analógica é que os telefones – e os usuários – são limitados pela localização. Você não pode levar seu telefone fixo com você. Se você estiver longe de sua mesa, não conseguirá se comunicar. Mesmo que você tenha vários dispositivos – como um telefone fixo e um telefone celular –, as pessoas que ligarem precisarão “adivinhar” onde você está e discar para o dispositivo correto.

O VoIP livra você de tudo isso. Os usuários podem fazer e receber chamadas de qualquer lugar. Seus representantes de vendas podem estar na estrada ou simplesmente fora do escritório, mas os clientes ainda poderão contatá-los por telefone. Os agentes de vendas podem escolher em qual dispositivo eles querem atender chamadas dependendo da hora do dia ou do que estiver mais próximo deles no momento.

O celular está com pouca bateria? Ligue o seu computador.

Viajando para uma conferência? Entre em contato com os clientes do seu quarto de hotel através de qualquer dispositivo móvel.

Basta estar em qualquer lugar com acesso à Internet e você poderá utilizar o VoIP.

2. Integração com sistemas empresariais

As equipes de vendas normalmente usam vários tipos de software para gerenciar e planejar seu trabalho. Os sistemas de VoIP se integram com outros softwares de negócios muito facilmente. Por exemplo, o Salesforce é um serviço CRM popular que muitas organizações utilizam. Você pode integrar a ele seu sistema VoIP a fim de compartilhar dados entre os dois.

Ao depender de um telefone fixo regular, um agente de vendas precisa procurar e anotar as informações do cliente e depois fazer a chamada. Eles precisam mudar constantemente entre um computador, o telefone e até mesmo caneta e papel para finalizar as tarefas. O VoIP facilita essa tarefa. Um vendedor pode ligar para um cliente diretamente do Salesforce, por exemplo, e otimizar muito o tempo gasto nas chamadas.

3. Recursos avançados e de fácil acesso

Quando foi a última vez que sua equipe de vendas fez uma conferência? Sua equipe tenta evitar o uso do Correio de Voz porque o processo para recuperar as mensagens é demorado demais?

O VoIP torna todos esses recursos mais acessíveis aos usuários. Seus vendedores poderão enviar mensagens de voz diretamente para sua caixa de entrada para que nunca se esqueçam de um cliente, por exemplo. Além disso, toda a equipe poderá acessar uma caixa de entrada de grupo para que seja possível contatar determinados clientes quando uma pessoa em particular estiver de férias.

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