O que é um PABX virtual? Tire suas dúvidas

PABX, Telefonia

PABX comunicação

Um PABX virtual (Private Automatic Branch Exchange, em português, “Troca Automática de Ramais Privados”) é um sistema de telefone comercial. É baseado em nuvem projetado para substituir os PABXs tradicionais que requerem hardware local e conectividade de linha fixa.

E se você possui dúvidas sobre esse sistema e o que ele pode oferecer em vantagens e funcionamento para sua empresa, este artigo irá tirar todas as suas dúvidas. Assim, você poderá perder todas as inseguranças sobre esse sistema. Podendo buscar uma evolução para a comunicação do seu negócio.

Como funciona um PBX virtual?

Enquanto um PABX tradicional usa linhas fixas e hardware local para se conectar a uma rede telefônica dedicada. Um PABX virtual executa as mesmas funções usando software baseado em nuvem e VoIP (Voice over Internet Protocol). O VoIP usa endereços IP para identificar ramais, substituindo linhas de telefone físicas e números de ramais. Desta forma, a rede local da sua empresa, conectada à Internet, também funciona como sua rede telefônica.

Qual a diferença de um PBX virtual?

Os PABXs tradicionais e virtuais fornecem encaminhamento, conferência, saudações ao cliente, correio de voz e outros recursos. Vantagens que se tornaram uma prática padrão para sistemas telefônicos comerciais. No entanto, os PABXs virtuais têm alguns recursos e benefícios adicionais.

Benefícios de um PABX virtual

  • PABX: Menos hardware

    Como um PABX virtual funciona na mesma rede com acesso à Internet e dados, não há necessidade de hardware ou infraestrutura dedicada.

  • Configuração mais fácil

    Por ser baseado em nuvem, um PABX virtual pode ser instalado e executado mais rapidamente do que um sistema que requer instalação de hardware.

  • Escalabilidade do PABX

    Com sua configuração rápida e sem hardware, um PABX virtual é especialmente adequado para empresas que antecipam o crescimento ou precisam de conectividade em uma variedade de locais.

  • Custo mais baixo

    A longo prazo, um PABX virtual custará menos do que um PABX tradicional, hospedado localmente.

  • Menos gerenciamento de TI

    Seu provedor de PABX virtual normalmente cuida da solução de problemas, monitoramento de desempenho e atualizações de software.

  • Flexibilidade de encaminhamento

    Como um PABX virtual usa endereços IP para rotear chamadas, o encaminhamento pode ser gerenciado com mais facilidade. Tudo o que é necessário para receber uma chamada encaminhada é um fone de ouvido e uma conexão com a Internet.

  • Interface de gerenciamento baseada na web

    Para gerenciamento de contas e rede, os provedores de serviços geralmente incluem uma interface baseada na web que oferece ferramentas analíticas e gera relatórios.

  • O sistema PABX está sempre atualizado

    Os sistemas de hardware podem se tornar obsoletos sem atualizações contínuas. Um bom provedor de PABX virtual sempre estará trabalhando para incorporar a tecnologia mais recente e entregar um produto atualizado.

  • Integração mais fácil

    Por ser baseado em endereços IP, um PABX virtual está pronto para se conectar a aplicativos externos, como software de relacionamento com o cliente e ferramentas interativas de resposta de voz.

  • Flexibilidade do telefone

    Com um sistema baseado em IP, os usuários finais podem usar um telefone IP, telefone fixo ou softphone (um fone de ouvido conectado a um computador). Permitindo estabelecer uma conexão segura, flexível e inclusive móvel. Com sistemas que podem se adaptar da melhor forma para o atendimento da sua empresa.

Essas são algumas das inúmeras vantagens de um sistema PABX pode trazer para a sua organização ou empresa a melhorar o sistema de comunicação, atendimento ao cliente e iniciar um processo de crescimento e organização empresarial. Os sistemas possuem fácil instalação, manutenção, custos e flexibilidade. Fornecendo inúmeros confortos, sistemas de armazenamento em nuvem quando preciso, atendimento remoto, e muitas outras vantagens. O PABX se apresenta como um sistema líder de comunicação no mercado.