PABX na nuvem: Economia e praticidade

Conforme as empresas migram seu sistema telefônico para a nuvem, a pergunta mais provável em sua mente como proprietário de uma empresa ou gerente de TI (tecnologia da informação), é se o PABX hospedado na nuvem é para você?. Ou é apenas uma palavra da moda que provavelmente seria substituída pela próxima inovação?. Você provavelmente já tem um sistema telefônico existente que está atendendo às suas necessidades de negócios. Porém, pode estar se perguntando se alguma nova tecnologia pode substituir seu sistema atual. A boa notícia sobre o PABX hospedado na nuvem é que ele oferece uma grande economia, praticidade e facilidades na sua instalação. Além do mais, é uma tecnologia onde você pode aproveitar o sistema antigo.

Veja abaixo 3 pontos importantes do PABX hospedado na nuvem:

1. PABX: Grande economia de custos

A solução de PABX hospedado na nuvem significa que você não precisa investir dinheiro em hardware sofisticado. Isso porque todo o seu sistema telefônico é hospedado e gerenciado na nuvem. Você paga apenas pelos serviços de que precisa, o que o liberta de um grande investimento em despesas de capital. Tendo ainda o suporte técnico necessário para configurar seu sistema. Do ponto de vista dos Provedores de Serviços, o custo é geralmente compartilhado entre milhares de usuários. Isso reduz significativamente o uso por unidade/custo de assinatura para o cliente quando comparado ao custo de linhas fixas.

O PABX hospedado na nuvem não se limita a qualquer localização geográfica. O que pode levar a uma grande economia de chamadas para empresas como centrais. Principalmente as de atendimento que lidam com um grande volume de chamadas de longa distância. Isso significa que toda a sua organização, independentemente de onde esteja no mundo, pode consolidar sua infraestrutura de comunicação em um único sistema. Fazendo assim, com que as chamadas de uma filial para outra pareçam chamadas internas. A abundância de planos de chamadas que incluem chamadas ilimitadas para números móveis levará a uma redução significativa no custo médio por chamada.

2. Economia de tempo

Em seu PABX típico, a expansão do escritório envolve solicitar o hardware. Marcar uma consulta para um técnico para analisar seus requisitos de fluxo de chamadas, antes de ir ao local para a instalação. Isso pode levar de algumas semanas a meses. Em um PABX hospedado na nuvem, a configuração é rápida e fácil. O provisionamento normalmente é instantâneo. Desta forma, implementado em uma interface gráfica de usuário acessível por meio de seu computador desktop.

Adicionar uma linha telefônica ou 20 novas linhas normalmente leva alguns minutos (ou cliques) porque é tudo baseado em software. Você também economiza tempo na manutenção do servidor e nas atualizações de equipamento. Isso porque o provedor de serviços geralmente tem uma equipe de especialistas. A maioria delas dedicados e trabalhando 24 horas para garantir que você não tenha nenhum tempo de inatividade.

3. Você pode manter seu sistema telefônico antigo/existente

Existem empresas que não desejam interromper sua solução existente. Mas desejam aproveitar os benefícios do PABX hospedado na nuvem em uma nova cidade ou filial. Então, você ainda pode se beneficiar da solução de PABX hospedado na nuvem porque pode ser facilmente integrada com qualquer sistema existente ou dispositivo com alguns cliques simples. Se o seu sistema atual oferece suporte a troncos SIP/VoIP, você nem precisa comprar nenhum hardware adicional.

O PABX hospedado na nuvem pode fazer interface com qualquer infraestrutura existente. Assim, trazendo mais flexibilidade sobre como você encaminha suas chamadas. O PABX hospedado na nuvem pode ser configurado para permitir que os usuários em ambos os sistemas liguem uns para os outros. E também para que os usuários do PABX herdado façam chamadas por meio de rotas VoIP mais baratas. Isso pode ser benéfico se você quiser manter seu PABX interno. Mas também ter acesso a linhas troncais a preços acessíveis, dando ao seu escritório um alcance mais amplo.