Sistema VoIP: Entenda sua rede

VoIP, ou Voice over Internet Protocol, está no jogo das comunicações há algum tempo, mas ainda é uma das tecnologias mais incompreendidas que existe. O que é uma pena, porque as empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, podem realmente se beneficiar das economias que isso pode oferecer.

O problema é que há um grande ponto de interrogação sobre a tecnologia. E se você não entende, é difícil imaginar como isso pode ajudá-lo. Com tantas informações conflitantes sobre ela na Internet, nem sempre é fácil entender o que a tecnologia VoIP. Sabendo o que pode realmente fazer e o que não pode fazer. Na verdade, “tecnologia VoIP” se tornou uma frase comum para outras peças de tecnologia, como PABX em nuvem e SIP. (Eles certamente estão relacionados ao VoIP, mas são conceitos totalmente diferentes).

Diferenças entre VoIP e outros sistemas:

  • PABX na Nuvem: A tecnologia funciona com VoIP, mas não é VoIP. Como você verá mais adiante, VoIP é a tecnologia que permite fazer e receber chamadas pela Internet. A nuvem PBX, por outro lado, é a tecnologia que gerencia todas as suas chamadas recebidas, encaminhando-as para a pessoa certa.
  • SIP : Session Initiation Protocol (SIP) é na verdade um dos componentes mais importantes da tecnologia VoIP. Iremos elaborar mais sobre isso mais tarde, mas o SIP é o responsável por estabelecer e encerrar as conexões VoIP. Basicamente, é o equivalente a discar um número de telefone e encerrar uma chamada.
  • WebRTC : VoIP e WebRTC (comunicações em tempo real na web) permitem que os usuários se comuniquem de qualquer lugar pela Internet – mas há uma pequena diferença. O WebRTC permite a comunicação por meio de um navegador como o Chrome ou Firefox, enquanto o VoIP via software ou aplicativo.
  • Telefones IP : o termo tem sido usado para descrever a tecnologia (VoIP) e o hardware ou software para ela. Para nossos propósitos, telefone IP ou telefones VoIP se referem ao hardware ou software usado para receber e fazer chamadas VoIP. Os telefones IP incluem telefones físicos (telefones físicos) e softphones (“telefones” baseados em software).

Então, o que é VoIP?

Como mencionamos acima, VoIP é a tecnologia que permite fazer e receber chamadas pela Internet. Na verdade, este é o componente de telefonia da maioria das principais solução na nuvem. Parece complicado, certo? Vamos tentar descomplicar as coisas analisando como o VoIP funciona e como seus vários componentes funcionam juntos.

Tecnologia VoIP

VoIP sistema. (descrição em inglês).

O objetivo: replicar os telefones tradicionais o máximo possível – e, de várias maneiras, melhorar esses telefones tradicionais. Ele faz isso por meio da tecnologia de comutação de pacotes e de vários protocolos de Internet trabalhando juntos para duplicar certas funções do telefone.

Tecnologia de comutação de pacotes

Então, mencionamos a comutação de pacotes. Na verdade, é assim que o VoIP replica as redes telefônicas tradicionais ou as redes telefônicas públicas comutadas (PSTN). Em vez de redes com fio de cobre, o VoIP usa redes de computadores para transmitir chamadas.

O que acontece é que os dados de voz (os seus neste caso) são divididos em pequenos pacotes. Depois viajam por várias redes, incluindo a internet, até chegar ao seu destino (a pessoa para quem você está ligando). Onde serão montados novamente para seus dados de voz. Em seguida, ocorre o inverso: a voz da pessoa para quem você está ligando retorna para você na mesma ordem até que você ouça a voz dela do seu lado.

Chamadas VoIP para VoIP

Vamos examinar como as chamadas VoIP para VoIP são feitas. Para os usuários, é quase o mesmo que você faz uma chamada telefônica normal. As principais diferenças são:

  1. O dispositivo que você está usando é diferente porque você precisa de um telefone IP ou um softphone (aplicativo VoIP) para discar números.
  2. Muitas chamadas VoIP para VoIP não precisam de números de telefone, desde que ambas as partes estejam usando o mesmo aplicativo. Eles só precisam clicar no perfil da pessoa para quem estão ligando e escolher “ligar”. Geralmente é o caso de aplicativos VoIP gratuitos.