VoIP – Voice Over Internet Protocol: O que é?

Telefone, Receptor, Chamada, Digital, VoIP

VoIP para telefonia

Voice over Internet Protocol (VoIP) é uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz usando uma conexão de banda larga com a Internet em vez de uma linha telefônica normal (ou analógica). Alguns serviços VoIP só permitem que você ligue para outras pessoas usando o mesmo serviço, mas outros podem permitir que você ligue para qualquer pessoa que tenha um número de telefone – incluindo números locais, interurbanos, móveis e internacionais. Além disso, embora alguns serviços VoIP funcionem apenas no seu computador ou em um telefone VoIP especial, outros serviços permitem que você use um telefone tradicional conectado a um adaptador VoIP.

Assim, agora vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o sistema VoIP.

Como funciona o VoIP

Os serviços de VoIP convertem sua voz em um sinal digital que viaja pela Internet. Se você estiver ligando para um número de telefone normal, o sinal será convertido em um sinal de telefone normal antes de chegar ao destino. VoIP pode permitir que você faça uma chamada diretamente de um computador, um telefone VoIP especial ou um telefone tradicional conectado a um adaptador especial. Além disso, “pontos de acesso” sem fio em locais como aeroportos, parques e cafés permitem que você se conecte à Internet e use o serviço VoIP sem fio.

Que tipo de equipamento eu preciso?

É necessária uma conexão de banda larga (Internet de alta velocidade). Isso pode ser por meio de um modem a cabo ou serviços de alta velocidade, como DSL ou uma rede local. É necessário um computador, adaptador ou telefone especializado. Alguns serviços VoIP funcionam apenas no seu computador ou em um telefone VoIP especial, enquanto outros serviços permitem que você use um telefone tradicional conectado a um adaptador VoIP.

Se você usar seu computador, precisará de algum software e de um microfone barato. Os telefones VoIP especiais se conectam diretamente à sua conexão de banda larga e funcionam como um telefone tradicional. Se você usar um telefone com adaptador VoIP, poderá discar como sempre, e o provedor de serviços também poderá fornecer um tom de discagem.

Quais são algumas das vantagens do VoIP?

Alguns serviços VoIP oferecem recursos e serviços que não estão disponíveis em um telefone tradicional ou estão disponíveis apenas por uma taxa adicional. Você também pode evitar o pagamento de uma conexão de banda larga e de uma linha telefônica tradicional.

Há alguma diferença entre fazer uma chamada local e uma chamada de longa distância?

Alguns provedores de VoIP oferecem seus serviços gratuitamente, normalmente apenas para chamadas para outros assinantes do serviço. Seu provedor de VoIP pode permitir que você selecione um código de área diferente da área em que você mora. Isso também significa que as pessoas que ligam para você podem estar sujeitas a tarifas de longa distância, dependendo do código de área e do serviço.

Alguns provedores de VoIP cobram por uma chamada de longa distância para um número fora de sua área de chamada, semelhante ao serviço de telefonia fixa tradicional existente. Outros provedores de VoIP permitem que você ligue para qualquer lugar a uma taxa fixa por um número fixo de minutos.

Se eu tiver serviço de VoIP, para quem posso ligar?

Dependendo do seu serviço, você pode estar limitado apenas a outros assinantes do serviço ou pode ligar para qualquer pessoa que tenha um número de telefone – incluindo números locais, de longa distância, celulares e internacionais. Se você estiver ligando para alguém que tem um telefone analógico comum, essa pessoa não precisará de nenhum equipamento especial para falar com você. Alguns serviços VoIP podem permitir que você fale com mais de uma pessoa ao mesmo tempo.