Sistemas PABX: Conheça os diferentes tipos

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PABX para atendimento

Se você tem dúvidas sobre os diferentes tipos de PABX e qual seria o ideal para a sua empresa. Abaixo esclarecemos para você o que é cada sistema e qual a funcionalidade adequada para cada um deles.

1. PABX tradicional

Um sistema PBX tradicional ganha seu nome devido ao uso de linhas fixas “tradicionais”. Isso significa que o sistema PABX está, na verdade, conectado a circuitos analógicos ou de cobre. De todas as opções disponíveis para sistemas PABX, um PABX tradicional pode ser o mais confiável. Esses sistemas PABX tradicionais permitem que a comunicação ocorra em linhas dedicadas que também fornecem excelente qualidade de voz.

Mas, como você pode esperar, é difícil adicionar linhas adicionais aos sistemas PABX tradicionais por causa da fiação física envolvida. Por este motivo, um PABX tradicional é adequado para pequenas empresas com espaço de escritório que já possuem essa fiação instalada. Contanto que todo o equipamento esteja presente, um PABX tradicional pode ser mais barato do que outros sistemas PABX.

No entanto, ter o equipamento certo presente tem seus próprios custos, uma vez que toda a manutenção necessária deve ser feita no local. Se sua pequena empresa carece de alguém com o conhecimento e a capacidade de solucionar problemas de um sistema PABX tradicional, isso incorrerá em custos adicionais, pois você contrata um empreiteiro independente para fazer a solução de problemas para você.

2. IP PABX

Um sistema IP PABX permite que as chamadas funcionem usando VoIP. Isso significa que todas as informações que passam pela comunicação telefônica são convergidas com suas comunicações de dados e retransmitidas usando o protocolo da Internet (IP). A convergência de dados pela rede de comunicação significa que cada chamada é mais barata do que teria sido se tivesse sido roteada por meio de um PBX tradicional. Se muitas chamadas forem feitas, especialmente se cada uma tiver uma longa duração, um IP PABX será mais econômico por chamada.

Como este é um PABX local, todo hardware e software necessários para o IP PABX devem ser adquiridos e instalados às custas de sua empresa. Isso resulta em um custo inicial, embora os arranjos de leasing também possam ser negociados.

Além disso, como acontece com todos os sistemas PABX VoIP, se a conexão com a Internet for perdida, a capacidade de fazer chamadas também será perdida. Se uma conexão confiável com a Internet não puder ser mantida em sua pequena empresa, a capacidade de fazer chamadas também não será confiável. Portanto, é importante considerar a existência de alguns circuitos de linha analógica para backup em caso de interrupção da WAN (wide area network), em português “Rede de longa distância”.

3. PBX hospedado

Um PABX hospedado é um PABX IP fornecido por uma empresa VoIP externa. Como a empresa está hospedando seu sistema PABX, taxas mensais são obrigatórias. De duas maneiras, essas taxas mensais são geralmente razoáveis ​​para pequenas empresas.

Em primeiro lugar, um PABX hospedado geralmente vem com recursos que permitem que chamadas gratuitas ilimitadas sejam feitas para determinados locais ao redor do globo. Além disso, ao contrário de um PABX IP local, não há custos de investimento inicial para instalação de equipamento e software, embora você possa precisar comprar seus aparelhos. A Polycom é líder em aparelhos usados ​​em implantações de PABX hospedado.

Também é importante considerar o número de linhas que você deseja acessar do PABX hospedado. Com o tempo, o custo por linha pode realmente ser mais alto do que se você simplesmente usasse um IP PABX local no mesmo período.

Além disso, o uso de VoIP pode afetar a qualidade das chamadas que são roteadas por meio do PABX hospedado. Como o VoIP usa compactação de dados que são enviados pela Internet, vários fatores podem tornar a comunicação visual e de voz enviada por meio do PABX hospedado menos do que ideal. A maneira recomendada de otimizar a qualidade do serviço telefônico é escolher um provedor que também ofereça a conexão de dados. Isso permite que seu sistema PABX resida em sua rede de dados, criando um jardim murado que atenua a instabilidade e a latência que podem ocorrer quando as chamadas passam pela Internet pública.