VoIP: Vantagens do sistema para empresas

VoIP telefonia

Sistemas VoIP

Os sistemas VoIP possuem inúmeras vantagens para uma empresa. Dentre essas principais vantagens temos o baixo custo de manutenção, flexibilidade do sistema e qualidade na comunicação. Mas além dessas, existem outras vantagens para o uso de um sistema VoIP na sua empresa. Veja abaixo:

1. Recursos Adicionais

Muitas empresas não entendem totalmente todos os benefícios e recursos adicionais incluídos em um serviço VoIP. Os sistemas VoIP permitem que você conecte uma ampla variedade de dispositivos para manter alta a produtividade da sua empresa.

Os serviços de VoIP geralmente incluem recursos como identificação de chamadas, números virtuais, listas de contatos, correio de voz, etc., mas todos esses recursos podem ser usados ​​de maneiras mais sofisticadas para aumentar a eficiência operacional. Por exemplo, correios de voz e mensagens podem ser encaminhados para vários colegas com um único clique, e transcrições de correio de voz para texto podem ser enviadas diretamente para sua caixa de entrada para que possam ser revisadas em trânsito.

Muitos recursos estão incluídos em vários pacotes de provedores e, devido à natureza flexível do serviço, serviços VoIP personalizados podem ser projetados com base nas necessidades exclusivas de sua empresa.

2. Flexibilidade de rede VoIP

Um dos benefícios do VoIP que sua equipe de TI terá é que sua rede subjacente não precisa fazer parte de um layout de tecnologia específico. Isso significa que sua ethernet ou mesmo seu WiFi podem ser usados ​​como base para sua rede.

A complexidade das redes telefônicas RPTC (Rede pública de telefonia comutada) é virtualmente eliminada. Isso permite que um sistema mais padronizado seja implementado, que suporte uma variedade de tipos de comunicação, sendo mais tolerante a falhas e exigindo menos gerenciamento de equipamentos.

3. Fax sobre IP no sistema VoIP

Um dos benefícios adicionais do VoIP é que a maioria dos provedores inclui Fax sobre IP como parte de seu serviço. O fax sobre IP praticamente elimina os altos custos do fax de longa distância, além de melhorar a compatibilidade entre as máquinas e a confiabilidade do serviço.

Mais uma vez, as informações do fax são transmitidas por meio de pacotes de dados que melhoram drasticamente a eficiência. Na verdade, o VoIP nem mesmo requer uma máquina de fax para enviar ou receber um fax.

4. Comunicação mais eficaz

Com seu pessoal trabalhando em vários pontos dentro do escritório, em sua casa ou em todo o mundo, mantê-los ao alcance é fundamental. Um dos benefícios mais interessantes do VoIP é que você pode fazer com que uma única chamada toque no seu telefone de mesa nos primeiros toques e, em seguida, no seu celular, tablet ou laptop, se a chamada não for atendida. Desta forma, as chamadas urgentes são atendidas com mais frequência e menos tempo é gasto na verificação do correio de voz ou na correspondência em outras plataformas.

5. VoIP: Altamente confiável

Uma das objeções mais comuns (e imprecisas) ao VoIP é que, se uma empresa ficar sem internet por qualquer motivo, ela também ficará sem telefone. Um dos benefícios da flexibilidade do VoIP é que, no caso de um telefone do escritório cair por falta de rede, as chamadas sempre podem ser encaminhadas para telefones celulares e outros dispositivos. Isso também significa que os problemas climáticos e as quedas de energia não representam mais o risco de antes.

6. Facilidade de instalação, configuração, manutenção

Um dos nossos benefícios favoritos do VoIP é que os telefones IP são incrivelmente fáceis de instalar, mesmo para aqueles com menos experiência técnica. Não há necessidade de técnicos especializados executando a fiação telefônica em todo o escritório. Em vez disso, os telefones IP são virtualmente plug-and-play.

O software VoIP hospedado também torna incrivelmente simples adicionar novos usuários, e um portal da web torna a movimentação, adição ou alteração da configuração de seus sistemas muito mais fácil. Toda essa simplicidade significa que a manutenção é direta e raramente requer suporte profissional.

7. Escalabilidade VoIP

Os sistemas de negócios altamente eficientes se adaptam às necessidades dos negócios, mas os sistemas de telefones tradicionais são muito mais difíceis de escalar. A escalabilidade é um dos benefícios do VoIP que oferece suporte à sua eficiência e produtividade e, ao mesmo tempo, ao mesmo tempo altamente econômico.

Os sistemas VoIP permitem que você adicione uma linha à medida que contrata um novo funcionário e elimina as linhas no caso de downsizing. Você só paga pelo que precisa.

8. Fácil integração com outros sistemas de negócios

Sua empresa provavelmente utiliza vários outros sistemas e tecnologias para aprimorar sua eficiência operacional. O VoIP se integra facilmente a uma ampla variedade de sistemas empresariais existentes.

Isso significa que você obterá todos os benefícios do VoIP sem a necessidade de modificar seus aplicativos ou infraestrutura de TI existentes. Por exemplo, as chamadas de saída podem ser feitas via Outlook ou outros sistemas de e-mail e os registros do cliente podem até mesmo ser visualizados durante a chamada de entrada com o referido cliente.