Fique por dentro das siglas VOIP e STFC no mundo

Ao estudar as siglas VOIP e STFC, tornamo-nos capazes de entender situações e contextos. No entanto, muitas vezes, falta entender exatamente o que as siglas VOIP e STFC significam para então identificar cada um dos elementos que transitam nesse ambiente.

Pensando nisso, hoje, resolvemos trazer o significado das siglas VOIP e STFC no mundo para você ficar por dentro e tirar todas as suas dúvidas. Tome nota!

Siglas VOIP e STFC no mundo

VOIP: Voice Over Internet Protocol (Voz Sobre Protocolo de Internet – IP)

VOIP é a tecnologia que permite a transmissão de sinais de voz através da Internet, seja por uma rede pública ou privada.

STFC: Serviço Telefônico Fixo Comutado (em inglês, a sigla é PSTN e significa Public Switched Telephone Network)

STFC é o nome que designa a prestação de serviços de telefonia fixa em nosso país. Suas modalidades são o serviço local e o serviço de longa distância, tanto o nacional quanto o internacional.

Conheça, a seguir, as principais siglas VOIP e STFC.

  • ATA: Adaptador para Telefone Analógico – esse é o equipamento que transforma a sinalização IP para qualquer telefônico analógico. Em outras palavras, ele transforma um telefone convencional em um telefone IP.
  • CDR: Call Detail Record (Gravação de Detalhes de Chamada) – nada mais é do que um gravador de dados de chamadas em determinado sistema VOIP.
  • CSP: Código de Seleção de Prestadora.
  • DID: Direct Inward Dialing (Discagem Direta a Ramal) – recurso que permite designar um número específico para cada funcionário sem a necessidade de cada um deles ter uma linha telefônica separada.
  • DNS: Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios).
  • ENUM: Electronic Number Mapping System (Mapeamento de Números de Telefone) – o conceito que se esconde por trás dessa sigla é incrível. A ideia é ser alcançável em qualquer lugar do mundo através do mesmo número de telefone e com o reencaminhamento de chamadas mais barato possível.
  • FXO: Foreign eXchange Office. Interface que recebe os sinais de uma operadora STFC ou de uma central PABX.
  • FXS: Foreign eXchange System. Interface que fornece sinal para telefones.

2

  • IP PBX: IP Private Brand Exchange (Troca Automática de Ramais Privados via IP) – são sistemas telefônicos que gerenciam os telefones da empresa e atuam como “gateways” para redes externas. Funcionam de forma diferente de um PBX normal que necessita duas redes distintas para trabalhar voz e dados ao mesmo tempo. O IP PBX trabalha com ambas em uma rede só.
  • LDI: Serviço de Longa Distância Internacional.
  • LDN: Serviço de Longa Distância Nacional.
  • RTP: Real Time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) – determina um formato pacote de padrão para enviar vídeo e áudio pela Internet.
  • RTCP: Real Time Transport Control Protocol (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real) – funciona juntamente com o RTP. Enquanto o RTP faz a entrega dos dados, o RTCP faz o envio de pacotes de controle a todos os participantes de determinada chamada. Assim, ele fornece uma espécie de feedback da qualidade dos serviços que são oferecidos pelo RTP.
  • SIP: Session Initiation Protocol (Protocolo de Iniciação de Sessão) – telefones SIP, ou telefones VOIP, também chamados de softphones, são aqueles que permitem a realização de chamadas utilizando a tecnologia VOIP.
  • TUP: Telefone de Uso Público.
  • URA: Unidade de Resposta Audível – sistema que oferece atendimentos personalizados. É popularmente conhecido como a mensagem automática que você ouve ao ligar para determinado número de telefone.

Essas são as principais siglas VOIP e STFC. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a esclarecer suas principais dúvidas.

Contrate um plano da TW Solutions!

Essa é a melhor decisão que você poderia tomar. Nossos planos corporativos são econômicos e repletos de recursos incríveis para você profissionalizar sua telefonia e aumentar ainda mais a produtividade de seus colaboradores.

Conheça todos os nossos planos e solicite uma conta grátis para testar!

Site TW Solutions


ÁREA DE ATUAÇÃO:

Melhor PABX virtual VOIP São Paulo Melhor PABX virtual VOIP Recife Melhor PABX virtual VOIP Rio Grande do Sul
Melhor PABX virtual VOIP Rio de Janeiro Melhor PABX virtual VOIP Salvador Melhor PABX virtual VOIP Mato Grosso
Melhor PABX virtual VOIP Belo Horizonte Melhor PABX virtual VOIP Porto Alegre Melhor PABX virtual VOIP Minas Gerais
Melhor PABX virtual VOIP Curitiba Melhor PABX virtual VOIP Goias Melhor PABX virtual VOIP Espirito Santo