PABX e Telefonia IP: Como implementar na sua empresa?

PABX e Telefonia IP: Como implementar na sua empresa?

O que significa PABX?

PABX é uma sigla para “Private Automatic Branch Exchange”. Isso significa em uma tradução livre, Troca automática de ramais privados. Na prática, é uma central telefônica que gerencia e distribui as chamadas ente os ramais de uma empresa. O foco é otimizar o sistema de comunicação da empresa, afim de oferecer um melhor atendimento aos clientes.

Exemplificando como acontece o PABX: O aparelho é conectado a uma operadora de telefonia, com uma ou mais linhas, por meio de ramais, podendo ser móveis ou não. De forma automática, há o direcionamento da chamada para o ramal escolhido, sem necessitar da intermediação de um operador. Isso possibilita melhor atendimento por aumenta a eficiência e rapidez dele.

A seguir, aprenda tudo sobre: “PABX e Telefonia IP: Como implementar na sua empresa?”

Tipos de Troca automática de ramais privados

Os principais PABX que iremos abordar serão os analógicos e os PABX IP.

PABX analógico

É a opção mais básica e de menor custo. É útil para empresas menores, pequeno e médio porte, que desejam tornar a comunicação da sua empresa mais profissional.

Principais funções: Seleção automática de linhas, ramal econômico (limite máximo de tempo para cada ligação). Além disso, possuem controle das chamadas telefônicas internas e externas, chamada em espera. Podem ter também a possibilidade de inserção de menu para encaminhar o cliente ao seu atendimento ( URA: Atendimento Automático Digital por DISA).

Há também a possibilidade de programação de um ramal para realizar o desvio externo. Há conexão com porteiros eletrônicos. Também existe a possibilidade de integrar um software de tarifação para controlar as chamadas. É possível transferir e identificar chamadas, realizar reuniões por telefone (chamada em conferência) e bloquear o recebimento de chamadas a cobrar.

PABX IP

Utiliza a tecnologia VOIP (Voz sobre protocolo de internet) que converte ondas vocais em dados virtuais e depois reverte o processo. Sendo assim, se utiliza a internet para a realização de chamadas de voz. Uma das principais vantagens é a redução de custos e a praticidade da tecnologia em ser implementada nas empresas.

Há recursos adicionais que são: pode se utilizar a mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia, é possível mais qualidade nas chamadas, tendo alta definição da voz, além de tornar o celular um ramal móvel, através de um aplicativo instalado no mesmo. Isso tudo vai ocorrer através de um software instalado nos computadores da empresa.

Para ter a obter a qualidade necessária de chamadas é essencial contratar uma empresa operadora de VOIP. Pois, é necessário um técnico autorizado e qualificado para elaborar o projeto e instalação correta da central telefônica IP na sua empresa. Um projeto PABX IP é mais caro que um analógico, mas oferece mais funções, o que pode reduzir os gastos ao longo do tempo. Resumindo, pode ter um bom custo benefício para você!

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