Quais as principais diferenças entre PABX Virtual e PABX tradicional

Quer saber quais as principais diferenças entre PABX Virtual e PABX tradicional?

A internet mudou a forma como fazemos negócios, como estudamos e como nos comunicamos. Essas transformações atingiram o setor de telecomunicações e mudaram a forma como as empresas se comunicam com seus funcionários e clientes.

Isso não foi diferente com o PABX. Hoje é possível escolher entre as opções virtual e tradicional, cada vez mais em desuso. E neste artigo você vai descobrir quais as principais diferenças entre PABX Virtual e PABX tradicional.

O que é e o que faz um PABX:

Apesar da modernização dos sistemas de comunicação alguns sistemas tradicionais coexistem com as suas versões melhoradas. É o caso do PABX.

O PABX (Private automatic Branch Exchange) é uma central telefônica que facilita a comunicação entre você, sua equipe e os clientes.

Antes do PABX, um empresário precisava contratar 10, 20, 100 linhas telefônicas independentes para que seus funcionários pudessem se comunicar.

Já na era do PABX, a empresa pode receber e efetuar ligações externas e transferir essas ligações para ramais internos, sem custo e utilizando uma rede privada. Tudo ao mesmo tempo.

Com o PABX Virtual, já é possível falar com colaboradores que trabalham na modalidade home office, como se eles estivessem no mesmo espaço físico que você.

A utilização do PABX contribui para o crescimento de seus negócios, uma vez que você consegue atender mais clientes, com um menor custo de telefonia.

Conheça quais as principais diferenças entre PABX Virtual e PABX tradicional.


PABX tradicional:

O PABX é uma tecnologia analógica, que utiliza uma rede privada e fios de cobre, alvo de muitos furtos atualmente. Além disso:

  • Alto custo inicial de instalação, uma vez que necessita de uma infraestrutura física (fios e cabos). Isso porque os equipamentos da central telefônica precisam ser instalados na sua empresa.
  • Não é um serviço adaptável, já que possui uma estrutura fixa, ou seja, possui uma limitação no número de linhas e dispositivos.
  • O serviço depende de uma operadora de telefonia para manutenção da central;
  • A central telefônica usa softwares para disponibilizar algumas funcionalidades como a URA e distribuição de chamadas através dos ramais;
  • O PABX tradicional também depende de um suporte técnico periódico, ou seja, visita de um técnico, o que pode gerar transtornos.

Descubra abaixo as principais características de um PABX Virtual.

PABX Virtual:

O PABX Virtual é uma evolução do PABX tradicional, Trata-se de uma solução de comunicação em nuvem. Por conta disto, não necessita de infraestrutura física. Outras características do PABX Virtual são:

  • É de fácil instalação e manutenção, pois tudo é feito através da internet;
  • É uma união de linha fixa, internet de alta velocidade e telefonia IP. Isso significa que você pode aumentar ou diminuir a quantidade de recursos mais facilmente, de acordo com a sua necessidade;
  • Como tem todas as funcionalidade em seu sistema, não necessita de softwares;
  • A manutenção é feita remotamente;
  • Está sempre evoluindo por conta da tecnologia CCaaS (Contact center as a service). Isso quer dizer que você sempre terá novas funções e ferramentas.

O PABX Virtual se mostra a melhor escolha, pois oferece um ótimo custo benefício.

Se você procura por uma solução para os serviços de comunicação da sua empresa, o PABX é a melhor solução. Porém, depois de descobrir quais as principais diferenças entre PABX Virtual e PABX tradicional, você pode perceber que deve optar pelo PABX Virtual.

Isso porque o PABX Virtual exige um baixo custo inicial, ou seja, não precisa de uma infraestrutura. Basta uma boa internet de alta velocidade. Sua instalação e manutenção são fáceis e você pode sempre ajudar o serviço de acordo com a sua necessidade.