SAC e 0800: A Lei de obrigatoriedade do SAC

SAC é uma sigla para Serviço de Atendimento ao Consumidor. A legislação através do decreto 6523, conhecida por lei do SAC, traz em si garantias para o consumidor, em relação aos direitos e a segurança.

De acordo com o IDEC (Instituto brasileiro de Defesa do Consumidor) existem algumas regras básicas a se seguir. Sendo essas, parte do próximo tópico.

REGRAS PARA O SAC DAS EMPRESAS – PARTE 1

As regras levam em consideração: os pontos a serem observados e qual o setor empresarial em questão.

Em primeiro lugar, falaremos da disponibilidade. Essa deve ser de 24 horas por dia e 07 dias por semana. Sendo assim, o cliente deve ser assistido em qualquer momento que precise. Sendo que essa assistência, deve ser fornecida pela empresa.

Em segundo lugar, temos o tempo máximo de espera. Sim, ele existe e deve ser respeitado! Sendo que, para a maioria dos negócios é de 1 minuto. O Exceto é para os bancos e administradoras de cartões de créditos, que é de 45 segundos.

No terceiro ponto, a publicidade entra em questão. Todas as mensagens publicitárias para serem vinculadas a qualquer mensagem do SAC, precisa de consentimento do seu cliente. E isso, não tem exceto, vale para todo mundo.

Abordaremos sobre o profissional atendente, em quarto lugar. Independente do menu eletrônico que você tenha, falar com um atendente precisa estar no primeiro menu como opção. Sendo que, esse profissional tem que ter capacidade técnica para realização de procedimentos essenciais, além de uma boa capacidade de comunicação.

A transferência entre atendentes só deve ocorrer, se o contato não for por reclamação ou desejo de cancelamento do serviço. O número máximo de transferências é de uma vez durante a ligação, em no máximo 60 segundos e sem exigir repetição de informações pelo cliente. Sendo que, a ligação não pode ser finalizada sem que o atendimento seja concluído.

REGRAS PARA O SAC DAS EMPRESAS – PARTE 2

Em quinto lugar, falaremos de um assunto problemático, o cancelamento do serviço. Como os atendentes, deve estar presente como opção no primeiro menu eletrônico. Além disso, deve ser imediatamente confirmado por algum canal de comunicação após a solicitação do usuário. Sendo que, após esse cancelamento não deve ser feita mais nenhuma cobrança ao cliente mesmo que haja demora na interrupção do serviço ou na retirada de equipamentos, por exemplo.

Vamos falar sobre o histórico de todos os contatos com o SAC, em sexto lugar. A solicitação desse, deve ser respondida em até 72 horas. Sendo que, devem ser fornecidas às gravações no mínimo dos últimos 90 dias e o registro eletrônico de atendimentos dos últimos dois anos.

Agora vamos ao 7º ponto que deve ser observado: a Resposta ao consumidor. À partir da reclamação, a empresa tem até 5 dias úteis para solucionar a questão levantada. Se não conseguir dentro desse prazo, deve ser informado ao cliente: o que está sendo feito, quais as medidas que precisam ser tomadas e até, se for o caso, da impossibilidade de resolução.

Sobre a gratuidade do SAC, que é a nossa 8ª questão abordada. As ligações para ele não devem ser cobradas ao cliente. Independente se é para informação ou reclamação.

Sobre a procura de informações, o nosso 9º ponto. Essas devem ser objetivas e claras em tudo o que for produzido pela empresa, seja impresso ou no e-commerce.

Sobre o 10º e último ponto: os combos. Independente dos serviços contratados, se são independentes entre si ou não, eles devem ser atendidos em qualquer número de SAC da empresa.

Concluindo, fique atento às regras e forneça o melhor atendimento ao seu cliente! Pois, um cliente satisfeito com um serviço ou produto e que tem seus direitos respeitados, se fideliza!

Contrate um plano da TW Solutions!

Essa é a melhor decisão que você poderia tomar. Nossos planos corporativos são econômicos e repletos de recursos incríveis para você profissionalizar sua telefonia e aumentar ainda mais a produtividade de seus colaboradores.

Conheça todos os nossos planos e solicite uma conta grátis para testar!

Site TW Solutions


ÁREA DE ATUAÇÃO:

Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip São Paulo Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Recife Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Rio Grande do Sul
Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Rio de Janeiro Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Salvador Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Mato Grosso
Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Belo Horizonte Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Porto Alegre Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Minas Gerais
Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Curitiba Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Voip Goias Lei SAC 0800 PABX Virtual Voip Espirito Santo